Paratletas de Taubaté estão disputando etapa Regional do Circuito Loterias Caixa neste fim de semana em São Paulo

Equipe taubateana levou 17 atletas para principal evento do país. Provas de atletismo e natação acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico

fotos: Piscina do CTP (Eduardo Saraiva) – Centro de Treinamento Paralímpico (Divulgação)

Neste sábado e domingo, 29 e 30 de abril, acontece em São Paulo a etapa regional paulista do Circuito Loterias Caixa, principal competição Paralímpica do país, que reúne disputas de paratletismo e natação paralímpica, e é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

As provas acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e a equipe do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, vai com uma delegação forte, reunindo 17 paratletas nas duas modalidades.

Além de ser uma competição de muito peso na temporada, a etapa regional do Circuito Loterias Caixa é a chance para que eles consigam seus respectivos índices em suas provas, qualificando-se para a etapa nacional do circuito, que acontecerá no início do mês de junho, também em São Paulo.

Atletismo
Nas provas de pista e campo, a promessa é de que o time taubateano brigue por várias medalhas e a meta é qualificar o máximo possível de competidores para a etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Destaque para André Rocha (classe F52), que recentemente bateu o Recorde Mundial do Arremesso de Peso. Além desta prova, ele também vai tentar índice no Lançamento do Disco.

O jovem Kaian da Silva (classe T38) é outra esperança de medalha, e vai competir nos 100m rasos e no Salto em Distância. Na prova de salto, ele já possui índice para a etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa. “Fiquei muito feliz com o índice obtido no Salto em Distância, mas o resultado em si poderia ter sido melhor. Sei que posso render mais e saltar mais longe. Estou muito focado nos treinamentos e vou buscar melhorar essas marcas.”, comentou Kaian.

Nas provas de velocidade, destaque para Rogério Lima (F53), que já tem índice nacional nas provas de 200m e 400m, e também correrá os 800m rasos em busca de uma qualificação para a fase Nacional do Circuito. Ele é um forte concorrente nas provas rápidas para atletas em cadeiras de rodas.

Entre as mulheres, a experiente Aline Abacherli é esperança de medalhas e disputará o Arremesso do Peso e o Lançamento do Disco. “Minha prova mais forte é o Peso, e meu foco nesse fim de semana é fazer o meu melhor e garantir esse índice para a etapa Nacional. Estou treinando muito e estou bem determinada.”, disse a paratleta.

Outros destaques do paratletismo feminino do time do Programa Esporte Para Todos ficam por conta das jovens Esther Forastiero (100m rasos e Arremesso de Peso) e Nathely de Castro (Salto em Distância, 100m rasos e Lançamento do Dardo), que pela primeira vez estão figurando no Circuito Loterias Caixa e buscam seus primeiros resultados expressivos.

Natação
Nas piscinas, a equipe do Programa Esporte Para Todos vai com três paratletas, mas todos com objetivos de vencer suas provas e brigar por índices. A multicampeã Larissa Oliveira é o principal destaque da equipe, e terá pela frente uma maratona de nada menos que 6 provas, sendo que nos 100m costas e nos 100m peito, ela já tem índice nacional garantido.

 O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro fica na Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP

 Lista dos Atletas de Taubaté que vão competir:
Atletismo
Danilo da Cruz (F35): Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento do Dardo.
Fabiano Ivo (T43): 100m rasos e Salto em Distância.
Julio Cesar Leite (F56): Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento do Dardo.
Márcio Dellafina (F40): Arremesso de Peso e Lançamento do Disco.
Mathias Silva (T13): Salto em Distância, 100m rasos e Salto em Altura.
Rogério Lima (F53): 200m, 400m e 800m rasos.
Thiago dos Santos (T46): 100m, 200m e Salto em Distância.
Antonio Moura: 100m, 200m e 400m rasos.
Claudemir Aleixo: 1500m
Luiz Henrique Lica (F57): Arremesso de Peso e Lançamento do Dardo.
Jean Carlos Neves (F51): Lançamento do Club e Lançamento do Disco.
Aline Abacherli (F55): Arremesso de Peso e Lançamento do Disco.
Esther Forastiero (F44/T44): Arremesso de Peso e 100m rasos.
Nathely de Castro (T47/F57): Salto em Distância, 100m rasos e Lançamento do Dardo.

 Paratletas da Natação
Adilson Presoto (S4): 50m costas, 50m borboleta e 50m livre.
Larissa Oliveira (S6): 100m costas, 100m livre, 50m borboleta, 50m livre, 50m livre 100m peito, 200m medley.
Juliana Cardoso (S6): 50m livre, 50m borboleta

Obs.: As siglas entre parênteses após o nome dos paratletas se refere à classe em que eles estão inseridos, de acordo com seu grau de deficiência.
No Paratletismo, as siglas iniciadas com T, são referentes às provas de pista (em inglês, track); e as siglas com F, são referentes às provas de campo (em inglês, Field), ou seja, saltos e arremessos.

Na natação, todas as classes têm siglas iniciadas com S, em referência à palavra Swimming (natação, em inglês).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s