Depois de desativar seu departamento de futebol profissional em 1969, o E. C. Taubaté retomou as atividades em 1975 quando, Benedito Elias de Souza, o Lolito, assumiu a presidencia executiva do clube, substituindo o então Presidente Joaquim de Morais Filho.
A eleição realizada na noite do dia 07/01, (terça-feira), na sede social que funcionava no pequeno imóvel na Rua Duque de Caxias, nº 14, centro da cidade, teve chapa única visto que Joaquim de Morais Filho, após longo tempo dirigindo o clube, e construindo um patrimônio invejável, não se candidatou desta vez.
A posse da nova diretoria aconteceu em 14.01, tendo Gino Consorte como Vice, Brasil Natalino, Diretor de Patrimônio e Antonio Julio Taino Diretor do departamento de futebol juntamente com Dr. Thomas Oliveira Braga e José Marcelino Diretor de Campo.
A nova diretoria tinha como principais metas, o retorno do futebol, a construção do ginásio de esportes e sede social.
Para a formação de uma equipe amadora competitiva, a diretoria tomou como base trabalho realizado no mês de fevereiro daquele ano, quando a Liga de Futebol Amador da cidade havia convocada uma verdadeira seleção para dois jogos contra a Seleção da Liga de Guaratinguetá. Naquela oportunidade, os atletas convocados para defender as cores da Liga Municipal foram: Barrela e Felício (goleiros), Rominho, Ismael, Franquinho, Luizinho, Ariel, Albertinho, Fefeu, Gilmar, Ademir Vitório, Luiz César, Marinho Cri Cri e Niltinho, tendo como massagista o João Batista dos Santos, que já pertencia ao E. C. Taubaté. Foto dessa seleção, resgatamos e estamos publicando a seguir.
Essa base de atletas convocados pela Liga, serviu como inicio dos trabalhos , visando o cumprimento de uma das metas de campanha de Lotito, ou seja, o retorno do Departamento de Futebol. Assim, Lolito e sua diretoria trataram de trabalhar na montagem de uma equipe e iniciar os jogos amistosos vestindo a honrosa camisa do E. C. Taubaté.
O primeiro jogo, após o retorno das atividades do futebol de futebol foi realizada na cidade de Mogi das Cruzes, em 15 de março sábado a noite, contra o União de Mogi, em jogo válido pela 1ª Copa Arizona de Futebol. O placar apontou 2X2. Os gols taubateanos foram marcados por Marinho Cri Cri e Niltinho. A primeira formação do E. C. Taubaté após o retorno: Ricardo Righi, Banha, Zil, Amauri e Osmar; Zé Carlos e Ariel; Ailton, Jura, Marinho Cri Cri e Niltinho – técnico: Antonio Julio Taino.
Com a primeira movimentação, o time passou a treinar no Joaquinzão, recebendo em dia de treinamentos, inúmeros torcedores no estádio. Em busca de atividades que motivasse, cada vez mais o retorno da torcida, no mesmo mês de março, a diretoria realizou reunião com presidente de clubes do Vale do Paraíba, para discutir a realização de um torneio regional. Assim surgiu o 1º Torneio Integração do Vale.
Com inicio brilhante, o E. C. Taubaté conquistou título de campeão invicto do 1º Torneio Integração do Vale, levando bom público em jogos também fora de seus domínios.
Foram 10 jogos válidos pelo 1º Torneio Integração do Vale. O Taubaté conquistou 7 vitórias e 3 empates. O ataque marcou 17 gols, a defesa tomou 7 gols. Os artilheiros foram: Ademir Vitório 5, Marinho Cric Cri 4, Niltinho 3, Pelezinho, Zé Menino, Ailton, Luiz Cesar 1 gol cada. Alfredo do Queluz marcou 1 gol.
Além dos jogos do Torneio Integração do Vale, o E. C. Taubaté realizou 6 jogos amistosos, conquistando 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, com ataque marcando 4 gols, com Marinho Cri Cri e Ademir Vitório 2 gols cada.
Jogos do Torneio Integração do Vale
20.04 – Queluz 1 X 2 E. C. Taubaté (gols: Alfredo contra e Marinho Cri Cri)
27.04 – E. C. Taubaté 1 X 0 Ferroviaria de Pinda ( gol: Niltinho)
04.05 – Cachoeira Paulista 1 X 1 E. C. Taubaté ( gol: Ailton)
11.05 – E. C. Taubaté 2 X 1 Paraibuna (Gols: Pelezinho e Niltinh
18.05 – Cruzeiro 0 X 1 E. C. Taubaté (gol: Marinho Cri Cri)
25.05 – E. C. Taubaté 1 X 1 Queluz (gols: Baiano contra)
01.06 – Ferroviária de Pinda 0 X 2 E. C. Taubaté (Ademir e Zé Menino)
15.06 – Paraibuna 1 X 2 E. C. Taubaté (gols: Ademir e Marinho Cri Cri)
22.06 – E. C. Taubaté 3 X 0 Cachoeira Paulista ( gols: Ademir, Marinho Cri Cri e Luiz César)
29.06 – E. C. Taubaté 2 x 2 Cruzeiro (gols: Ademir 2)
1ª Copa Arizona de Futebol
15.03 – Mogi das Cruzes 2 X 2 E. C. Taubaté (gols de Marinho Cri Cri e Niltinho para o Taubaté)
Amistosos
08.06 – E. C. Taubaté 0 X 1 Corinthians Paulista
06.07 – E. C. Taubaté 2 X 0 Estrela de Piquete ( gols: Marinho Cri Cri )
13.07 E. C. Taubaté 1 X 1 São José (gol: Ademir)
27.07 – E. C. Taubaté 1 X 1 AA Santa Barbara de Barra Mansa ( gol: Ademir)
10.08 – E. C. Taubaté 0 X 2 Esportiva Guaratinguetá
07.09 – E. C. Taubaté 0 X 3 CA Juventus
JOGO DAS FAIXAS
Com o título de campeão invicto do 1º Torneio Integração do Vale, a diretoria promoveu um amistoso no Joaquinzão, para entrega das faixas aos campeões.
O convidado foi o Estrela de Piquete que em 1975, disputava o campeonato paulista da 1ª divisão, ao lado de São José, Esportiva de Guaratinguetá. O técnico do Estrela era o conhecido craque Miro, que vindo do Fluminense do Rio, defendeu o E. C. Taubaté entre os anos de 1960 e 1967. O técnico do E. C. Taubaté Osmar que, no início da temporada jogava na lateral esquerda do E. C. Taubaté.
A foto que publicamos, é um registro momentos antes da partida contra o Estela de Piquete, quando atletas, comissão técnica e diretoria receberam faixas de campeões. Observem a arquibancada do estádio completamente lotada.
E assim, em 1975 ressurgia o E. C. Taubaté e com ele, a esperança da torcida em voltar a apoiar a equipe da cidade. Prova desse apoio, foi o surgimento da Torcida Uniformizada Camisa 14. Mas esse assunto é para uma nova publicação.
Dois baluartes do futebol taubateano que participaram dessa retomada do E. C. Taubaté, relembram e deram seus depoimentos. O ponteiro e atacante Niltinho e o goleiro Barrela. Vejam os depoimentos:
Bom…recordando o passado com matérias e conteúdos esclarecedores para os mais antigos e os mais jovens, mostrando o reinício do futebol no E.C.Taubaté, em 1975. Parabéns.
CurtirCurtir