Você já tinha ouvido falar em Gato Selvagem, goleiro do E. C. Taubaté?
E em Jose Machado?
Não?
Pois é mas com certeza já ouviu falar em Zezão, um dos maiores goleiros que defendeu as cores do E. C. Taubaté sendo inclusive, campeão do interior em 1942
Natural de Catanduva, onde residia com sua família, José Machado, defendia, no início dos anos 30, as cores da equipe de sua cidade, bem distante de Taubaté.
Acompanhando sua família, de Catanduva, o Gato Selvagem foi residir em Barretos, mas não deixou o futebol. Em Barretos passou a defender a equipe da cidade onde foi reserva de Batatais, goleiro que chegou a ganhar o Prêmio Belfort Duart, pelo seu comportamento exemplar dentro dos gramados. Sem muitas chances de tomar o lugar de Batatais, Zezão, retornou para a equipe de Catanduva onde permaneceu por mais três anos.
Em 1939, veio para Taubaté, onde teve brilhantes atuações, quando ganhou o apelido de Gato Selvagem.
Ao final do campeonato de 1939, Zezão resolveu retornar para Catanduva. A Diretoria sentindo a grande perda, passou a procurar um substituto a altura, sabendo da difícil missão. Foi quando Antonio Soares (o Dionísio), trouxe de Nova Iguaçu o goleiro Onça (João Xavier de Oliveira) que, vindo do Paraná, teve passagens pelo Corinthians/SP e Madureira/RJ.
Ainda em 1939, Zezão retornou à Taubaté. Passou a trabalhar na Fábrica de Juta Fabril sendo inscrito como suplente de Onça na equipe taubateana atuando como titular em algumas partidas.
Em 1940, voltou a condição de titular absoluto sendo campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo defendendo a camisa de numero 1 do E. C. Taubaté.
Em 1942 com grande atuação no amistoso contra o Fluminense, foi eleito o melhor jogador em campo. Vitória do E. C. Taubaté 2 a 1.
EC TAUBATÉ (TAUBATÉ – SP) 2 x 1 FLUMINENSE FC (RIO DE JANEIRO – RJ)
Data: 29 de novembro de 1942 Local: Taubaté – SP
Caráter: Amistoso Nacional Árbitro: Oscar Pereira Gomes
Gols: Viola, Orlando e Anito
E. C. Taubaté: Zezão; Rogério e Antico; Moacir, Renato (Aliberti) e Ditão; Orlando (Savério), Viola (Renato), Dão (Viola), Hugo e Jurandir.
Fluminense: Gijo; Norival e Renganeschi; Vicentini, Rui e Nenê (Wilson); Adilson, Américo (Russo), Anito (Maracaí), Tim e Murilinho
Fonte: Gazeta Esportiva / SP
Zezão sempre figurava na Seleção do Interior eleita pela imprensa.
Temos registro que Zezão defendeu o E. C. Taubaté até 1949. Veja a foto onde ele aparece ao lado de Pelado e Bibide, registro feito pelo Foto Rezende em 05.06.1949.
Em 1947, em dois registros ao lado de Bibide e Avelino
Causos e causos…… Verdade ou mentira?
Chegamos ouvir história que, em algum momento de sua vida defendendo as cores do Taubaté, Zezão era presidiário, cumprindo pena na Casa de Custódia de Tratamento. Ouvimos ainda que só tinha permissão para sair em dias de jogos, sempre sob a responsabilidade do Dr. Mequinho, delegado de Polícia e torcedor do E. C. Taubaté. Nunca conseguimos confirmação desse cumprimento de pena, através de documento. Mas não podemos descartar relatos feitos pessoalmente a mim por Hugo dos Santos (in memory), Horton Sidney Cunha, Fausto Garcez, Paulo Pereira.
Jeferson da Silva Lindegger Ribeiro, torcedor e historiador do E. C. Taubaté que vem, com muito brilho, publicando matéria sobre a excursão do E. C. Taubaté pelo Nordeste em 1959, durante sua pesquisa deparou com dois registros em jornais, referenciando exatamente sobre a condição do Zezão, registros esses gentilmente a mim cedido.(veja registros abaixo)
Em um primeiro momento, o jornal informa que Zezão cumpria pena na penitenciaria de Taubaté.
Em um segundo momento, pelo que pode ser entendido, alguém ligado ao E. C. Taubaté não concordando com a publicação, pede correção, informando que Zezão estava em um Instituto de tratamento na cidade.
Independente da verdadeira história, o importante é registrar que José Machado, o Zezão, o Gato Selvagem, defendeu com muita honra, brilho e arrojo, as cores da camisa do E. C. Taubaté.
Títulos com a camisa do E. C. Taubaté
No auge de sua carreira foi campeão em 1942 ao lado de outras estrelas que estão identificadas na foto, em 1940, campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo e vice campeão do Interior em 1947.
Referências:
- Vida Esportiva Paulista Ano III nº 34 – dez/42.
- Mundo Esportivo – Semanário Esportivo SP
Sempre quis saber onde meu avô jogou agora já sei sou filho da filha que ele teve em Taubaté
CurtirCurtir
Muito legal. Você não possui fotos dele como jogador?
CurtirCurtir
Oi Moacir nós já estivemos em Taubaté na década de 80 ainda não tinha internet
Procuramos mas foi muito difícil minha mãe não conheceu sua mãe, fruto do namoro que meu avô teve em Taubaté ela nasceu em Taubaté e ele a levou para São Paulo, recusamos falar .
Enviado do meu iPhone
CurtirCurtir
Katia vocês moram onde? Já haviam ouvido a historia dele ter permanecido por algum tempo na casa de recuperação.?
CurtirCurtir
Meus filhos gostaram muito de tudo que foi escrito precisamos de mais informações moramos em Santos SP
CurtirCurtir
Bom dia, vocês são parentes do goleiro?
CurtirCurtir
Sou italo machado dos
Santos filho de José Machado
Dos santos
O gato selvagem muita muita
Saudades do Meu querido
Pai já ouvi falar que ele foi
Um excelente goleiro
E que jogou em um excelente
Clube Taubaté e tenho muito
Orgulho do meu paizão querido
CurtirCurtir
Sou italo Machado
Dos santos finho de José
Machado dos Santos
Já ouviu muitos comentários
Sobre meu paizão querido
E sei também o amor que ele
Sentia pelo Taubaté
Logo logo irei fazer uma visitá
Para conhecer este grande
Clube onde meu pai jogou
.com muito Orgulho
CurtirCurtir
Oi Ítalo prazer ter contato com você. Realmente seu pai foi querido aqui. Meu e-mail é moa.taubate@hotmail.com, o telefone é (12) 991229696.
Se quiser me adicionar podermos ter contato mais fácil e quem sabe saber de mais detalhes para divulgar em meu blog.
Vc leu a matéria que publiquei aqui sobre ele? Gostou?
abraço e otimo final de semana.
CurtirCurtir