Quando alguém fala da “Geração de Prata” do vôlei brasileiro, que ganhou uma medalha inédita para o país nos Jogos Olímpicos de 1984 e ajudou a transformar esse esporte em mania nacional, um dos primeiros nomes que vêm à mente é Renan Dal Zotto.
Trajetória construída com muito trabalho, agora é contada em seu novo livro, “Ninguém é campeão por acaso
Tantos anos de dedicação ao esporte – seja como jogador, técnico ou gestor esportivo – o fizeram perceber que, para aumentar as chances de atingir uma alta performance em qualquer campo de atuação, é essencial seguir seis princípios, que sempre estiveram presentes em sua vida:
1. Paixão, porque o amor à profissão interfere diretamente no desempenho; 2. Treinamento, porque ninguém consegue a vitória sem “ralar”; 3. Renúncia, pois, para entrar de cabeça em algo, sempre temos que abrir mão de outras coisas; 4. Ousadia, que é a marca dos grandes campeões; 5. Resiliência, porque sempre vamos enfrentar problemas e precisamos saber como tirar lições dos fracassos; 6. Planejamento, pois, sem um plano de ação claro, os objetivos podem ir por água abaixo.
O técnico do EMS Taubaté Funvic e da Seleção Brasileira masculina mostra tudo o que aprendeu em sua longa trajetória no vôlei, sempre em uma busca contínua pela excelência.
O lançamento do livro em Taubaté (SP), aconteceu na noite desta segunda-feira, 09/12, no Taubaté Shopping. O evento que contou com grande publico, vários atletas e membros da Comissão Técnica da equipe do Vôlei Taubaté, além de autoridade, como a presença do Prefeito Ortiz Jr.

Os atletas Maurício, Vissoto e Lipe, e o prefeito Ortiz Jr marcaram presença no evento – foto: moataubate.com
Além da sessão de autógrafos o lançamento contou ainda com um bate-papo com o autor e logo na sequência Renan e fotos com os admiradores
SOBRE O AUTOR
Renan Dal Zotto nasceu em 1960 em São Leopoldo (RS). Aos 11 anos, já morando em Porto Alegre, começou a jogar vôlei na escola e na Sogipa, tradicional clube da cidade.
Em 1977, disputou pela primeira vez uma competição adulta: a Copa do Mundo, no Japão. Nos dez anos seguintes, Renan se tornaria um dos grandes destaques da seleção brasileira, cujo auge veio em 1984, com a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles.
Ganhador do prêmio de jogador mais espetacular do mundo na Copa do Mundo de 1985 e membro do Hall da Fama do Voleibol, Renan é ainda o criador do saque viagem, que revolucionou a modalidade.
Foi gestor esportivo na Unisul, diretor de marketing no Figueirense, na Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e na Cimed e diretor técnico das seleções pela CBV. Palestrante em empresas em todo o país, em 2017 tornou-se técnico da seleção masculina de voleibol e em 2018 ganhou o prêmio de melhor técnico de esportes coletivos pelo Comitê Olímpico do Brasil.
Renan Dal Zotto está no EMS Taubaté Funvic desde fevereiro de 2019, tendo conquistado com a equipe taubateana os títulos da Superliga masculina 2018/2019, do Campeonato Paulista 2019 e da Supercopa 2019. Recentemente, no mês de outubro dirigindo o selecionado brasileiro, Renan Dal Zotto conquistou o titulo mundial de vôlei 2019 realizado Japão.
fotos: Moacir dos Santos