Relembre as conquistas que marcaram o ano do esporte em nossa cidade
O ano de 2019 foi de muita emoção para os atletas e torcedores taubateanos. Foram vários momentos de boas lembranças e comemorações, como a conquista da Superliga de Vôlei Masculino, o tetra brasileiro e Hexa Pan-Americano do Handebol, a quebra de três recordes mundial no paratletismo, a brilhante campanha da equipe feminina de futebol, no Brasileiro da Série B etc.
Também alguns momentos de tristeza, como a injusta reclassificação do atleta paraolímpico André Rocha, que o tirou do Mundial e das Paralimpiadas de Tóquio em 2020.
O blog moataubate.com estará publicando a partir de hoje e nos próximos dias, retrospectiva do ano de 2019 do esporte de nossa cidade de Taubaté.
Iniciaremos hoje dia 24, com a retrospectiva das importantes conquistas dos paratletas, que pertencem ao Programa Esporte Para Todos da Secretaria de Esportes e Lazer – Prefeitura Municipal de Taubaté.
Confira a agenda de publicações nos próximos dias:
24/12 – Paratletas
26/12 – Handebol
27/12 – Futsal e Rugby
28/12 – Futebol Feminino e Categoria de Base do EC Taubaté
29/12 – Voleibol
30/12 – Avaliação da temporada e planejamento do ano de 2020, do Secretário de Esportes e Laser, Marcelo Gonçalves Mora.
Então vamos iniciar falando dos paratletas taubateanos que mantiveram a qualidade e o bom desempenho nas conquistas de 2019.
Os atletas da equipe Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, foram destaques no ano de 2019, com importantes conquistas. O Programa Esporte Para Todos é um projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté, mantido pela Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Os Jogos Parapanamericanos de Lima 2019 ficarão marcados como mais um momento de superação para o paratleta taubateano André Rocha.
Competindo no Arremesso de Peso, André conseguiu conquistar a medalha de Bronze, com um arremesso de 8,53m.

Andre Rocha – lançamento de disco-f53 – foto: divulgação
O resultado amenizou o sofrimento que André Rocha passou desde os primeiros dias que chegou em Lima. É que o paratleta, que disputava na classe F53, surpreendentemente passou por um processo de reclassificação, que o tirou da classe F53, na qual era o atual Recordista Mundial e franco favorito ao Ouro, para a F54.
Sem preparação e tempo para se adaptar nessa nova classe e a véspera do inicio da competição, teve que aceitar e tentar de qualquer forma, superar os obstáculos que tinha pela frente nessa classe F54 e como consequência ficou fora do Mundial e das Paralimpiadas de Tóquio em 2020.
Mesmo assim, brilhou e conquistou a medalha de Bronze, com um arremesso de 8,53m.
Principais títulos que André Rocha já acumula
Pentacampeão brasileiro
Vice-campeão nos jogos Parapanamericanos Toronto/CAN
Terceiro colocado nos jogos Parapanamericanos Lima/PER
Tetra Campeão Grand Prix Internacional Berlin/ALE
Campeão e recordista mundial em Londres/GBR
Atual recordista mundial no arremesso de peso e lançamento do disco

Alessandro Rodrigo da Silva medalha de ouro – foto: Ale Cabral/CPB
Alessandro Rodrigo da Silva
Além de André Rocha outros atletas também se destacaram em 2019, conquistado medalhas e recordes, como Alessandro da Silva também brilhou, em Lima (classe F11, para deficientes visuais) conquistando Bicampeonato Mundial no lançamento de disco em Dubai. É Ouro! É Recorde Mundial! É Bicampeonato Mundial no Lançamento de Disco para o paratleta Alessandro Rodrigo da Silva.
Velocistas Viviane Soare e Felipe Gomes
Em agosto, o casal fez bonito e subiu ao pódio, ambos levando a medalha de Prata: Viviane (classe T12) nos 100m e Bronze nos 200m e Felipe(T11) nos 400m nos Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru.
No ciclismo, a paratleta Telma Bueno, fez sua estreia nos Jogos Parapan Americanos no Velódromo de Lima, disputando a prova dos 500m de velocidade (classe C1-5).

Kaian Silva – salto em distancia. foto: divulgação

Julyana Cristina – Lançamento de Disco F57 – foto: Divulgação CPB
Na 2ª etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, o mais importante evento do paratletismo no Brasil, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, disputado em agosto, o time taubateano confirmou seu bom momento trazendo no total, 21 medalhas, 14 Ouros, 5 Pratas e 2 Bronzes. Individualmente, os resultados foram muito bons. Kaian Silva, do Salto em Distância, cravou sua melhor marca da carreira. André Rocha quebrou novamente o Recorde Brasileiro no Lançamento de Dardo e no Arremesso de Peso estabeleceu sua melhor marca da carreira. No feminino, Julyana Cristina , além de três medalhas de ouro, bateu novamente o Recorde Brasileiro no Lançamento de Disco e fez zua melhor marca da carreira no Arremesso de Peso.

Rafael Matheus – Lançamento do Club F31 -foto: Divulgação CPB
E ainda no inicio do ano, o paratleta Rafael Mateus, de 33 anos, atual Recordista Mundial do Lançamento do Club (classe F31), foi convocado para um período de treinos com a Seleção Brasileira, em São Paulo
No próximo dia 26 estaremos relembrando os fatos do
Handebol Taubaté
Boa !!!!!! Trabalho espetacular !!!!!!! Parabéns !!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Paulo Celso, sempre incentivando a gente.
CurtirCurtir