FEMININO
Apesar de não ter realizada boa campanha no Paulista, ficando na primeira fase do campeonato, a equipe feminina de Taubaté surpreendeu no Brasileiro da Série B, chegando nas quartas de final, garantindo a honrosa quinta colocação.

E.C. Taubaté e São Paulo em jogo pelas oitavas de final do Brasileiro da Série B – foto: Bruno Castilho / EC Taubaté
A campanha foi assim. Nas oitavas de final desbancou fortes equipes como o Vasco da Gama, Cruzeiro, Fluminense, garantindo a primeira colocação no Grupo 5.
Nas quartas de final encarou a mais forte equipe brasileira, o São Paulo, que inclusive garantiu o titulo brasileiro, após derrotar o Taubaté, o Palmeiras nas semifinais e o Cruzeiro na final.
As meninas também brilharam na Taça mulher quando conquistaram o título em campanha invicta.
Mas não foi só a equipe principal que se destacou em 2019. As equipes de base também ganharam espaços. As meninas do Sub 14 garantiram o quarto lugar no Festival da Federação Paulista de Futebol, o Sub 18 vice-campeã na fase regional dos jogos da Juventude.
O técnico Arismar Jr faz uma análise do ano de 2019: “O retrospecto desde ano foi positivo, nós sabemos que o momento do futebol feminino é impar, vem crescendo muito, e muitas equipe ditas de camisa, vem investindo também, no futebol feminino e a cada ano ele passa a ser mais concorrido e mais competitivo. 2019 para nós foi excelente, atingimos muito dos nossos objetivos, nossas metas e foi um ano de muitos exemplos, de aprendizado de muitas conquistas dentro e fora de campo, e é um trabalho de médio e longo prazo. Essas atletas que estavam conosco em médio de três anos, e foi se construindo atletas, construindo propostas de jogo, e o fruto de tudo isso foi o que conseguimos mostrar dentro do campeonato brasileiro. Acreditamos que esse é o caminho, principalmente para as equipe com menor poder aquisitivo, que é formar atleta e acreditar para que nó possamos estar crescendo cada vez mais”.
Para 2020
A expectativa é que a equipe sofra algumas baixas, receba novos reforços e a promoção de ateletas das categorias de base. Já foram anunciadas as renovações dos contratos de Caca, meio campista, Yolanda goleira e Jérica, zagueira.
O técnico Arismar Jr revela o planejamento para o ano seguinte: “Para 2020, nós sabemos que atingimos um patamar, onde as atletas passam a ser muito assediadas por equipes com maior investimento financeiro, mas isso faz parte da ordem do futebol, algum momento elas irão partir ara uma nova fase da vida delas, e nós como equipe começamos uma nova fase, com novas atletas, e é esse o projeto para 2020. Nós sabemos que uma boa parte desse elenco de 2019 não ficará conosco, vamos permanecer com uma base que é o ponto de partida para que possamos conquistar novas propostas, novos objetivos, novas metas e formar novas atletas. Temos seis atletas das categorias de base subindo e acreditamos que, assim omo foram os outros anos, será assim também em 2020, um ano de aprendizado de muitas conquistas, e agora é alegria, otimismo, confiança no trabalho para que nós possamos, em 2020, continuar crescendo”.
CATEGORIAS DE BASE MASCULINA
As categorias de base do E. C. Taubaté disputaram os Campeonatos das Categorias promovidos pela Federação Paulista de Futebol, mas não conseguiram avançar para a segunda fase da competição.
Na primeira fase, o Sub 11 terminou em quarto lugar do grupo 5, o Sub 13 ficou em terceiro lugar no grupo 4. O sub 19 que disputa a primeira divisão, terminou a primeira fase em sétimo lugar no Grupo 3 também não conseguiu a classificação.
COPA FERA EM SANTO ANDRÉ
Já na disputa da Copa Fera no segundo semestre, realizada na cidade de Santo André, as equipes Sub 12 e Sub 13 tiveram bom desempenho.
Sub 12 foi vice Campeão da Copa, perdendo na final 2×0 para o Santo André.
Sub 13 foi Campeão da 1a Copa Fera vencendo o Santo André por 3×1. O atleta Adiel foi o artilheiro da competição e Pedro eleito melhor goleiro, ambos da equipe taubateana.
A equipe Sub 9 chegou à final da Copa Zito disputada em São José dos Campos, ficando com o honroso Vice-campeonato dessa importante Copa.
Burrinho vice-campeão da Copa Ouro
O Burrinho garantiu a vice-campeonato da IX Copa Ouro deste ano, ao empatar em 1 a 1 com o Água Santa. A decisão foi para cobrança de penalidades.
Com uma campanha brilhante a equipe venceu 6 jogos, assinalando 22 gols marcados e apenas 3 sofridos. Com essa campanha, garantiu vaga na final da Copa Ouro.
Veja a campanha do Burrinho na X Copa Ouro
1ª FASE
12/out – 10:00 – E.C. XV de Caraguatatuba 1 X 3 E.C. Taubaté CEMUG – Caraguatatuba
25/out – 15:00 – E.C. Taubaté 4 X 0 Liga Mogi das Cruzes Joaquinzão – Taubaté
31/out – 15:00 – Atlético Mogi 0 X 3 E.C. Taubaté Francisco Nogueira-M.Cruzes
08/nov – 15:00 – E.C. Taubaté 3 X 1 União Mogi F.C. Ramirão-Pindamonhangaba
OITAVAS DE FINAL
22/nov – 15:00 – E.C. Taubaté 3 X 0 Socorro S.C. – SE Ramirão-Pindamonhangaba
QUARTAS DE FINAL
29/nov – 15:00 – E.C. Taubaté 3 X 0 Grêmio Barueri Ramirão-Pindamonhangaba (WO)
SEMIFINAL
06/dez – 15:00 – E.C. Taubaté 3 X 1 Paulista F.C. Ramirão-Pindamonhangaba
FINAL
12/dez 10:00 E.C. Água Santa 1 X 1 E.C. Taubaté Vila Alice – Diadema
(6 a 5 nas penalidades)
Para 2020
Sub 11 e 13 Copa Ouro preparação para a disputa do Paulista;
Sub 10 e 12 Copa São Paulo (Associação Paulista), Ibercup em São Paulo em julho na USP
A equipe Sub 19 dirigida pelo técnico Douglas Leite inicia no próximo dia 3, a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior
Em seu grupo o E. C. Taubaté enfrentará, o Capital-TO, no dia 3 de janeiro. Depois, o River-PI no dia 6 e o Atlético-MG no dia 9.
Que venha a Copinha!