Título do Torneio Integração do Vale e camisa usada pelo zagueiro Zil, fazem parte da exposição.

foto: Acervo família Barros.
Na noite da ultima sexa-feira (07), foi inserido nos totens históricos de conquista de títulos, alguns registros sobre o Torneio Integração do Vale.
Por iniciativa do jornalista Douglas Castilho / Quiririm News. noivo da Mariane, filha do estimado e inesquecível zagueiro Zil e do Jerffeson, torcedor e funcionário da Loja. foi inserido nas plataformas históricas existentes na Loja /Museu do Burrão, localizada no Shopping Taubaté, alguns registros resgatados sobre o Torneio Integração do Vale, incluindo uma relíquia, a camisa de numero 4 usada pelo zagueiro Zil nos anos de 1975 a 1978.
Benedito Pereira de Barros o Zil, jogou 35 partidas pelo E. C. Taubaté, nos anos entre 1975 a 1978.
Fotos resgatadas, como esta que divulgamos a seguir, pertencente ao acervo da família Barros contam um pouco da história da época que a semente do profissionalismo do futebol taubateano voltava a nascer.
Estiveram presentes a reservada homenagem prestada, familiares do zagueiro Zil e o lateral da época dos anos 70 e 80, o lateral Banha acompanhando da Laura.

Na foto: a neta Manuela, Eliane, Kaká (marido da Eliane), a mãe Dircea, Mariane e Douglas Castilho

Douglas Castilho segura a camisa usada por Zil, no Torneio Integração do Vale, que agora fará parte do museu do Burrão

Jefferson, que ao lado de Iara Maia, foi um dos idealizadores do evento, fez a recepção dos convidados –
O lateral Banha que, ao lado de Zil foi campeão do Torneio Integração do Vale e Campeão da Divisão Intermediária em 1979, jogou 144 partidas vestindo a camisa do Burrão entre os anos de 1975 à 1981, esteve presente no evento.

Banha, campeão do Torneio Integração do Vale e da Divisão Intermediaria vestiu a camisa do E. C. Taubaté em 144 jogos.
O TORNEIO INTEGRAÇÃO DO VALE
Com o anuncio da Federação Paulista de futebol da possibilidade do retorno da lei do Acesso, Benedito Elias de S uza, o Lolito e outros amantes do futebol do Burrão, foi eleito em 07 de janeiro de 1975, na sede do clube, localizada à Rua Duque de Caxias, nº 141, centro.
Prometendo reativar o Departamento de Futebol Lolito saiu em busca apoio junto aos clubes do Vale do Paraíba, para realização de um torneio regional, que acabou recebendo o nome de 1º Torneio Integração do Vale. Aderiram ao projeto, E. C. Taubaté, AE Guaratinguetá, E. C. Hepacaré, Cruzeiro F. C., Elvira e Aparecida F. C.
A Comissão Organizadora estudava ainda estender o convite as cidades de Paraibuna e Queluz, o que ocorreu posteriormente.
Para dar inicio a formação da equipe, já visando o retorno da lei do Acesso, o E. C. Taubaté optou em aproveitar os atletas da cidade, que disputavam o campeonato amador em alto nível. Alias, a cidade tinha um arsenal de bons craques de bola que dificultava na escolha.
Assim, para avaliar os atletas selecionados, o primeiro jogo do E. C. Taubaté, após a reativação do seu Departamento de Futebol, aconteceu em 16 de fevereiro de 1975, domingo, quando foi realizado, na cidade de Guaratinguetá, uma partida amistosa entre as Seleções amadoras de Taubaté e de Guaratinguetá, vencida pelos taubateanos – 2X1, gols de Niltinho, um em cada tempo, sendo o segundo em cobrança de pênalti.
Atletas convocados para esse amistoso: Barrela, Felício, Rominho, Ismael, Franco, Luizinho, Ariel, Albertinho, Fefeu, Gilmar, Ademir Vitório, Luiz César, Marinho Cri Cri, e Niltinho – Massagista: João Santos. Depois chegaram outros que trabalhavam em industria da cidade que em comum acordo com a Diretoria acabaram sendo liberados para jogar pelo Burrão, caso de Zé Carlos, Zil, Banha, Baiano e outros.
O 1º Torneio Integração do Vale foi realizado no ano de 1975 tendo o E. C. Taubaté se sagrado Campeão invicto. Nesse mesno ano, o Burrão realizou alguns amistoso e participou da 1ª Copa Arizona de Futebol. Defenderam o E. C. Taubaté:
Barrela, Ricardo Righi , Banha, Botuca, Baiano, Zil, Rogério, Osmar, Franquinho, Lelé; Lumba, Luiz César, Ariel, Lumba, Albertinho, Airton, Zé Carlos; Luiz Cesar, Saquinho, Pelézinho, Gilmar, Bertinho, Zé Menino, Amauri, Toninho Taino, Ze Carlos, Jura, Acácio, Jurandir, Chiquinho, Marinho Cri Cri,Mario e Niltinho – Técnicos: Antonio Julio Taino e Osmar. (me desculpem se me esqueci de algum nome).
fotos: Leonardo e Douglas Castilho e fotos do acervo família Barros..
Parabéns meu menino. Belo trabalho. Fui amigo do Zil, tomamos muitas timbucas. Meu cunhado Baino, falava que jogar o Zil, era tranquilo. Será que o Chaide pai, e o Airton Gavazzi, não fizeram parte do time. Abraço
CurtirCurtir
Abraço Sidney Barbosa, obrigado pela visita em nosso blog. O Airton Gavazzi conta de minha relação. O Chaide vou verificar.. Abraço
CurtirCurtir
O Zil, foi, dentre muita gente boa, uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conviver. Tinha um acervo sobre futebol que nem bibliotecas de Universidades tinham. Despediu -se de mundo “antes do esperado”, mas deixou saudades à família, aos amantes do SERENO E.C. (Saulo da Pena Elétrica) e amigos. Justa homenagem.
CurtirCurtir