Nesse ano, só faltou o acesso que escapou em casa, em um empate cheio de histórias contra o Catanduvense.
Em 1988 o E.C. Taubaté iniciou com amistoso vencendo 1 a 0 o SC Corinthians Paulista de Ronaldo, Edson, Wilson Mano, Edmar do técnico Jair Picerni.
Uma forte equipe que só não conquistou o acesso, devido ao prejuízo causado no empate em 0 a 0 com o Catanduvense, com arbitragem de Arnaldo César Coelho, auxiliado por Edmundo Lima Filho e Daniel Fernandes, partida mostrada ao vivo pela TV Cultura.
Na equipe da foto, três atletas formados na categoria de base, Neto, Carlos Augusto e Marcelo Martelotte. O elenco contava ainda com outros revelações da base que em várias outras partidas entraram em campo para defender o E. C. Taubaté naquela temporada, como o goleiro Silvio Ferro, Silvinho, Bino, Magia, Zé de Moura, Capone.
O jogo dessa foto foi a vitória do Burro da Central em cima do Comercial de Ribeirão Preto, 2 a 1. Ao fundo, o árbitro José de Assis Aragão.
Confira a ficha técnica completa desse jogo da 3ª fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
5ª Rodada
Data: 06.11.1988 – em Taubaté – SP
EC Taubaté 2×1 Comercial FC
Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão
Público: 3 733 pagantes e 620 menores – Renda: Cz$ 2 016 500,00
EC Taubaté: Marcelo Martelotte; Carlúcio, Ailton (Marcelino), Carlos Augusto e Neto; Alencar, Detti, Alberto e Daniel; Miguelzinho e Careca (Fagundes) – Técnico: Walter Zaparolli
Comercial FC: Moacir; Paulo Pereira, Marlan (Serrano), Luis Alberto e Fernando; Luís Carlos, Tim e Glauco; Dácio (Paulo Roberto), Marcão e Petróleo – Técnico: Sérgio Clérice
Árbitro: José de Assis Aragão – Árbitros auxiliares: Antonio Rodrigues Barbosa e Arnold Melvin Blekstein
Gols: 1º Tempo – Miguelzinho (T) aos 26’; 2º Tempo – Daniel (T) aos 21’, Marcão (C) aos 44’.