Quando entrei na casa do amigo Fausto Garcez, dei de cara com ele conversando com Pelé, o Rei do Futebol, o Atleta do Século.
É isso mesmo, e para provar que não estou mentindo, solicitei autorização para registrar o momento publico. Foi então que o Corintiano Fausto Garcez me disse: Opa! Deixe eu pegar a foto pra você registrar eu conversando com o Rei” Esse foi o primeiro de muitos momentos de risadas durante minha visita.

O amigo Fausto Garcez em sua residencia, segura a inesquecível imagem – foto: Moacir dos Santos
Brincadeiras a parte, quero prestar aqui, uma pequena homenagem ao Fausto Garcez, essa simpatia de pessoa, que transborda alegria que, quando jogava futebol ganhou o apelido de “Fausto boas maneiras” dada a fina educação e respeito que sempre demonstrou a qualquer um.

Fausto Garcez e a então namorada e futura esposa Myrian Sisti
Filho de Cyro Carlos de Oliveira Garcez e de Adelaide (também foi conhecida por dona Filhinha), Fausto Pereira Garcez nasceu em Queluz em 09 de maio de 1932, completou nesse mês seus bem vividos 88 anos.
Casado com a senhora Myrian, qual sempre demonstrou eterno amor. O casal teve quatro filhos, Marcelo, Marcos, Marianne e Milene.
Myrian faleceu aproximadamente 3 anos, ano em que o casal completava 56 anos de matrimonio.

Marianne (filha), Marcelo (filho), Myrian (esposa), Marcos (filho), Milene (filha) e Fausto Garcez.
Zagueiro, jogando futebol de salão e de campo, jornalista, Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté, Repórter da Rádio Difusora de Taubaté, sempre teve sua vida ligada ao esporte, apesar da profissão inicial de bancário (Banco Vale do Paraíba desde 1951) depois funcionário efetivo Caixa Econômica do Estado de São Paulo.

Nos estúdios da Rádio Difusora de Taubaté
VIDA NO ESPORTE
Logo na adolescência Fausto Garcez revelava o gosto pelo esporte e, com 16 anos já fazia parte da equipe infanto-juvenil do Esporte Clube Taubaté, revezando o tempo esportivo com o futebol de salão .
Chegou a compor a Seleção Estudantil de Taubaté quando em 1953, conquistou titulo estudantil ao derrotar a Seleção da Cidade de Rio Claro com uma sonora goleada de 8 a 1.
Defendeu também a equipe de futebol do Colégio Estadual Monteiro Lobato que se localizava na Rua Visconde do Rio Branco em Taubaté.
Na equipe do Colégio, tinha como companheiro saudoso José Eli de Miranda o Zito, que depois seguindo a carreira de atleta profissional passou pelo E. C. Taubaté, depois Santos FC e Seleção Brasileira, bicampeão mundial em 1958 e 1962.
EQUIPE DO COLÉGIO ESTADUAL MONTEIRO LOBATO

Zé Claro, Paulo Chic, Zito, Sansão, Hércules Cembranelli, …………, Wilsinho e Celso Fausto Garcez, Levy Caltabiano, Shato, Seide Montezi, Dude e Olegário
APESAR DE CORINTIANO, FAUSTO GARCEZ DEFENDEU O SÃO PAULO FC
Pelo campeonato amador defendeu ainda a equipe do Banco Vale do Paraíba, que se chamava São Paulo FC que, além de Fausto Garcez contava com Ruy Castilho, Renato Braga, MÁrio Mendes, Zé Vicente, Dão, Drumond, Geraldão e outros.
“O Geraldão era quem tomava conta do time” relembrou Fausto Garcez que ainda concluiu: “Certa vez estávamos jogando contra o União Operária e o nosso goleiro se machucou e eu fui para o gol. Como estava no final do jogo eu, ao fazer uma defesa, cai no chão com a bola nas mãos e fique fazendo cera. Ouvi alguém falar vamos chutar a cabeça dele que ele levanta. Levantei rapidinho”
NO E.C. TAUBATÉ
Pelo Esporte Clube Taubaté, Fausto Garcez fez parte das equipes infanto-juvenil e Juvenil por vários anos, disputando campeonatos Amador da cidade.
E. C. TAUBATÉ – EQUIPE DE JUVENIL 1948
E. C. TAUBATÉ – EQUIPE JUVENIL CAMPEÃ EM 1949
NA FOTO, ENTREVISTANDO O ATLETA DO SÉCULO

Fausto Garcez e o Rei Pelé
Na carreira jornalista, Fausto Garcez foi colunista esportivo no jornal A Tribuna, ingresso na equipe esportiva da Rádio Difusora de Taubaté como repórter de campo, equipe comandada pro Romão Pereira – comentarista e Moacyr Roque, narrador. No inicio dos anos 60, foi eleito Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté.
E foi como repórter da radio Difusora que Fausto Garcez imortalizou uma foto entrevistando o Rei do Futebol, Pelé no gramado do Estádio da Praça Monsenhor Silva Barros, o Campo do Bosque.
O registro foi na vitória do E. C. Taubaté em cima do Santos FC 3 x 2, qual transcrevemos a seguir a ficha técnica dessa partida.
Campeonato Paulista da Primeira Divisão
20ª Rodada Data: 05.10.1958 – em Taubaté – SP
EC Taubaté 3×2 Santos FC
Local: Campo do Bosque – Renda: Cr$ 311.700,00
EC Taubaté: Rossi; Orlando Maia e Zé Carlos; Ivan, Celso e Ananias; Tek, Zé Américo, Gato, Mario e Evaldo – Técnico:
Santos FC: Manga; Getúlio e Feijó; Ramiro, Zito e Urubatão; Hélio, Jair, Álvaro, Pelé e Pepe – Técnico: Lula
Árbitro: Juan Brozzi (Argentina)
Gols: 1º Tempo – Zé Américo (T) aos 27’, Tek (T) aos 30’; 2º Tempo – Zé Américo (T) aos 5’, Hélio (S) aos 14’ e 38’
Entrevistando o Bicampeão Mauro do Tricolor e Evaldo do E. C. Taubaté

Fausto Garcez entrevistando o zagueiro Mauro
Fausto Garcez também tem registros entrevistando zagueiro Mauro Ramos que defendeu o São Paulo FC, Santos FC e foi bicampeão defendendo o selecionado brasileiro em 58 e 62.
Momento antes do jogo E. C. Taubaté 1 X 2 São Paulo FC, Fausto Garcez entrevistou Mauro Ramos.
Relembre a ficha técnica dessa partida
15ª Rodada – Data: 24.08.1958 – em Taubaté – SP
EC Taubaté 1×2 São Paulo FC
Local: Campo do Bosque
Renda: Cr$ 359.785,00
EC Taubaté: Rossi; Orlando Maia e Rubens; Ananias, Celso e Ivan; Tek, Osmar, Gato, Mario e Evaldo
São Paulo FC: Poy; De Sordi e Mauro; Sarara, Vitor e Gersio; Juraci, Amauri, Gino, Canhoteiro e Roberto
Árbitro: Juan Lorenzo Gastaldi
Gols: 1º Tempo – Amauri (SP) aos 24’, Osmar (T) aos 40’; 2º Tempo – Amauri (SP) aos 28’
Antes do inicio do jogo festivo contra o tricolor paulista, válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista da então Primeira Divisão, várias autoridades fizeram presentes no gramado houve uma homenagem. Na foto, aparece Fausto Garcez (calça bege) entrevistando do então Prefeitura Municipal de Taubaté, Juares Guisard. Outro de terno em primeiro plano é o treinador Vicente Feola

A direita, Fausto Garcez entrevistando o Prefeito Juarez Guisard. Atrás de Fausto está Vicente Feola, treinador da Seleção Brasileira em 1958 e o outro repórter à esquerda é Augusto J.F. Lanfredi da Rádio Cacique de Taubaté.
RECONHECIMENTO DOS AMIGOS DE TRABALHO
Como é sabido, a bondade e atenção ao próximo Fausto Garcez levou também para sua vida profissional e foi assim que depois desde o inicio dos anos 70, quando do seu ingresso na Caixa Econômica Estadual como Chefe Regional do Setor de Contabilidade assumindo posteriormente a Gerencia Regional. Muito funcionários da Regional foram treinados por Fausto Garcez, que motivava sua equipe também em momentos de laser como as festas de final de ano.
Elizabeth Maria da Silva Nascimento que trabalhou mais de vinte anos sob a supervisão de Fausto Garcez, demonstra o carinho e respeito que, até os dias de hoje, tem pelo profissional e amigo.
“Tive a honra de conhecer o ” seu” Fausto, em 1976, quando recebi seu convite para fazer parte do seu “time” no Serviço de contabilidade Regional da Caixa Econômica Estadual (depois Nossa Caixa). Foram mais de 20 anos de uma trajetória de profissionalismo, amizade, parceria, humanidade e respeito. Ele é assim, agrega, unifica, pacífica, humaniza….. é um ser humano inesquecível. Posso, sem chance nenhuma de errar, afirmar que todos seus funcionários têm, por ele, um carinho e gratidão imensuráveis, pois é uma pessoa que só plantou amizade e respeito por onde passou, e, ainda passa” comentou Elizabeth.
O RECONHECIMENTO DA FAMÍLIA
A neta Malu, profissional em teatro e contos, como os demais familiares, tem um carinho especial pela avô.
Malu não só mandou um recadinho para o vovô Fausto Garcez como também mandou um lindo poeta.
“Avô sensível, pai gentil, figura inspiradora…
Embora pouco tenha tido oportunidades para contar suas próprias histórias em uma estrutura familiar repleta de “Paixões” enfáticas, Fausto sempre foi protagonista de enredos únicos.
No poema a seguir, algumas referências registram o legado sensível que somente um homem de alma nobre saberia construir sem pedir absolutamente nada em troca. A começar pelo título. Há relatos de que “Fausto Boas Maneiras” tenha sido o seu primeiro apelido na área esportiva, dos tempos em que ainda disputava partidas, devido à gentileza que tinha em campo com os colegas e adversários.
O poema ainda retrata Queluz, sua terra natal, cidade pequena qual sempre enalteceu com orgulho saudoso. E segue citando passagens como a lembrança na qual Fausto teria caído no Rio Paraíba, ainda bebê, durante a revolução constitucionalista.
Fica o registro do agradecimento sincero.
Passagens sublimes de figuras gentis como as dele, hoje em dia, são raras.
A existência de meu avô, mais do que me salvar em âmbito pessoal, soa como uma demonstração simbólica de esperança. Para que o mundo entenda que nos gestos mais sinceros e íntegros, sempre seremos capazes de salvar a humanidade.
Obrigada, Sr. Fausto Pereira Garcez! ” é o recado carinhoso de Malu.

Fausto Garcez com as netas Malu e Maitê
O POEMA
FAUSTO “BOAS MANEIRAS”
Bola na trave, a galera vai à loucura!
Em Queluz, querida,
nasce a figura.
Cai no rio Paraíba aos dois anos…
É pênalti!
Mais desenganos…
Infância roubada,
mas “tira de letra”,
altera o placar.
Já na adolescência,
após mil trabalhos,
aos vinte e um anos,
aprende a amar.
Nos bailes do clube
entra como artista:
é radialista; e sabe viver.
Quando entra em campo
só dribla a vida…
Figura querida…
É ou não é?
Em cinquenta e poucos,
pertinho da Copa,
entrevistou Pelé.
Agora pergunte a qualquer um na rua:
o mais carismático de Taubaté.
Fanático corintiano,
Que, ano após ano,
ajudou um tanto!
Cada pessoa, no esporte ou no banco,
que trabalhou na Caixa,
teve a sua vez.
Agradeço, portanto, sua existência;
que agrega um tanto à minha vivência.
Pelo pessoal do mercado
e da Difusora, que tenha ajudado
agradeço também!
Só propaga o bem…
Dono da bondade rara…
Esse é o cara:
Sr. Fausto Garcez.
(Malu Paixão)
PARABÉNS AMIGO FAUSTO GARCEZ
fotos: Moacir dos Santos e arquivo pessoal da família
Grande Faustão boas maneiras. Corintiano referência na cidade de Taubaté. Uma das pessoas mais nobres, educadas e honestas que conheci. Alma bonita. Linda homenagem! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Rafael abraço e se inscreva em nosso blog.
CurtirCurtir