Dias atrás, publicamos texto falando dos gols de Anderson, Bruno Moraes e Jefferson com a camisa do E. C. Taubaté, gols esses marcados no primeiro toque dado na bola.
Se você não viu, está no link abaixo:
Anderson marca o gol no primeiro toque na bola
Outro fato que marcou muito a torcida taubateana, teve como figura central o artilheiro e ídolo na cidade, o atacante Gilsinho, que iniciou nas categorias de base do Burrão, com o olho clinico do lendário Cesário se profissionalizou no ano de 1996, encerrando a carreira como jogador em 2013. Hoje é o Presidente do Clube, realizando belo trabalho junto com sua diretoria executiva.
Mas vamos aos fatos. Gilsinho é o autor do gol mais rápido e o mais próximo do término da partida, ambos no Joaquinzão.
O gol mais rápido que se tem registro dentro do Joaquinzão, ocorreu no ano de 2002 em partida vencida pelo E. C. Taubaté 3 a 1, em cima do Noroeste.
Inicio do jogo e saída de bola no meio campo. Gilsinho toca para trás e sai para receber. tabela com Ângelo, Marinho e Wellington que, pela direita cruza e lá estava o artilheiro Gilsinho, dentro da área para tocar de cabeça, abrindo o marcador aos 14 segundos de jogo. Desde a saída da bola até a finalização de cabeça, Gilsinho tocou 4 vezes na bola em 14 segundos.
Veja o lance do no link abaixo, com imagens da TV BandVale:
Ficha Técnica:
2ª Rodada – Campeonato Paulista da Série A3
Data: 23.01.2002 – em Taubaté – SP
E.C. Taubaté 3×1 EC Noroeste
Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão
Público: – Renda:
EC Taubaté: Marcelo; Cristiano (Fred), Alexandre e David; Wellington, Jaelson, Leonardo, Gilsinho e Marquinhos; Marinho (Dinei) e Ângelo (Leandro) – Técnico: Márcio Ribeiro
EC Noroeste: Márcio Vieira; Jozimar, Alex e Vaguinho; Cidinei (Cris), Tanaka, João Paulo, Géia (Vander) e Gilmar Nass; Ânderson e Roger – Técnico: Varlei de Carvalho
Árbitro: Marcelo Rogério
Árbitros Auxiliares: Paulo Ferreira Roncoletta e José Ricardo Cruz
Cartões amarelos: Jaelson (T), Marquinhos (T), Marinho (T); Geia (N)
Cartão vermelho: Tanaka (N)
Gols: 1º Tempo – Gilsinho (T) aos 14 segundos; 2º Tempo – Ângelo (T) aos 6’, Wellington (T) 32 e Vander (N) aos 46’
O milagroso Gol do acesso em 2009

Gilsinho marca gol do Taubaté aos 54 minutos , o gol do acesso, em cima do Palestra São Bernardo na Segunda Divisão em 2009 — Foto: Arquivo/Rogério Marques
Partida histórica!
O E. C. Taubaté garantiu o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista de 2010, aos 54 minutos do segundo tempo, com o terceiro gol marcado pelo atacante Gilsinho. O adversário era o Palestra de São Bernardo que aos 33 minutos da primeira etapa, abriu o marcador com Edson Pio, para o desespero dos taubateanos.
Antes desse gol, o Taubaté teve a oportunidade de abrir o marcador aos 18 minutos, quando em cobrança de pênalti, o atacante Sandrinho não foi feliz e o goleiro Willian defendeu. Foi uma pena, porque Sandrinho foi uma das peças importantíssimas nessa campanha.
Veio o segundo tempo, e logo aos 5 minutos, Kayann cruza pela direita e Gilsinho de cabeça marca, empatando o jogo.
A partir daí, jogo pegou fogo. O Taubaté precisava vencer por uma diferença por dois gols, para não depender da outra partida, que era jogada no mesmo horário entre Desportivo Brasil e Red Bull. Parecia impossível a missão de Gilsinho e companheiros.
Aos 42 minutos o atacante Thiago Furtuoso foi derrubado dentro da área o árbitro marcou pênalti. A torcida pedia Gilsinho na cobrança, mas Thiago Furtuoso pediu para bater e na cobrança, com paradinha fez o segundo do Burro.
Depois desse gol, muita confusão no gramado, e o árbitro sinalizou mais 4 minutos de acréscimo. E no ultimo minuto, ultimo lance da partida, Max recebe a bola pela direita e cruza, Gilsinho livre dentro da área marcou novamente, e desda vez o gol do acesso, o gol mais próximo do termino do jogo, aos 54 minutos da etapa final.
Veja no link abaixo, com imagens da TV Vanguarda e Globoesporte.com, Gilsinho falando dessa histórica partida, contando inclusive detalhes de bastidores.
Gilsinho fala sobre essa partida histórica
Ficha Técnica:
6ª Rodada – 4ª Fase – Campeonato Paulista Série B
Data: 08.11.2009 – em Taubaté – SP
E.C. Taubaté 3×1 Palestra de SB
Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão
Público: 1.430 torcedores – Renda: R$5 679,00
EC Taubaté: Diego; Leonardo, Alex Alves e Wesley (Max); Amaral, Kayann, Renato, Sandrinho (Celinho) e Bruninho (Elton); Gilsinho e Thiago Furtuoso – Técnico: Paulo César
Palestra de SB: Willian; Iran, Gustavo (Aloísio), Rodrigo Pablo e Pedro (Junior); Luan, Urso, Carvalho e Edson Pio; Murilo (Kadu) e Jefferson – Técnico: Sandro Gaúcho
Árbitro: Marcelo Rogério
Árbitros Auxiliares: João Paulo Spim Redondo e Caio Mesquita de Almeida
Cartões Amarelos: Kayann (T), Celinho (T); Luan (P), Urso (P), Carvalho (P)
Cartões Vermelhos: Kayann (T); Iran (P); Lucas (P) – expulso no banco- , Leandro Pinguim (P) – expulso no banco
Gols: 1º Tempo – Edson Pio (P) aos 33’; 2º Tempo – Gilsinho (T) aos 5’, Thiago Furtuoso (T) aos 42’ e Gilsinho (T) aos 54’